E AINDA MAIS DIÁLOGOS KOM PIMENTA

A complementar a exibição de Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta, e em parceria com a PORTA 33, promovemos uma extensão dos diálogos iniciados por Edgar Pêra na sala de cinema para outro espaço e em excelente companhia. Ao realizador juntaram-se Manuel Rodrigues, professor, poeta, e amigo de ambos, tendo sido responsável pela pré-selecção das conversas e leituras de Alberto Pimenta que vimos na obra de Pêra, e Lúcia Evangelista, doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, com um projeto dedicado à obra de Alberto Pimenta.

EDGAR PÊRA começa a sua carreira na década de 80 quando documenta a cena rock portuguesa em estilo neo-realista. A sua primeira longa-metragem foi “Manual de Evasão LX 94” que se torna um filme de culto onde é já notório o seu estilo peculiar e original. Em 2001 estreia “A Janela (Maryalva Mix)” no Festival de Locarno. Em 2006 o Festival Indie Lisboa dedicou uma retrospectiva ao autor e “Movimentos Perpétuos” arrebatou o júri valendo-lhe prémios em quase todas as categorias. Ainda em 2006 em Paris, Pêra vence o prémio Pasolini pela sua carreira, juntamente com Alejando Jodorowsky e Fernando Arrabal. Em 2011 estreia “O Barão” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, uma adaptação ao cinema da obra homónima de Luís Sttau Monteiro em estilo neo-gótico. Edgar Pêra é actualmente um dos mais prolíficos realizadores portugueses com centenas de trabalhos audiovisuais em nome próprio e um dos autores que continua a quebrar barreiras com o seu cinema. Neste ano de 2019, o Festival de Roterdão dedicou-lhe uma extensa e elogiada retrospectiva.

MANUEL RODRIGUES nasceu em Lisboa em 1959, licenciou-se em em Filosofia em 1984, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde depois completou uma Pós-Graduação (1993) e um Mestrado em Filosofia Contemporânea (1996) com «Sophia momentanea – Criação e Liberdade na filosofia de Vladimir Jankélévitch», sob a orientação de Manuel José do Carmo Ferreira e de Joaquim Cerqueira Gonçalves. Depois de ter lecionado Filosofia, Psicologia e Sociologia no Ensino Secundário entre 1986 e 1992, foi regente de várias disciplinas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Torres Vedras e em Lisboa. Entre outras actividades, é ainda regente de Estética, com o curso anual Imagem e Semelhança/et in Arcadia Ego, no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual) desde 1993.

LÚCIA EVANGELISTA nasceu em Brasília, DF, Brasil em 1980, é Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Mestre em Estudos Literários Culturais e Interartísticos na Universidade do Porto (2011) com a dissertação “Vida em comum: a poética de Adília Lopes”. Membro do Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e do Aesthetics, Politics and Knowledge Group do Instituto de Filosofia, ambos da Universidade do Porto. Desde 2016, é doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, com um projeto dedicado à obra de Alberto Pimenta, sob a orientação da Professora Rosa Maria Martelo e da Professora Eugénia Vilela. É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.