A complementar a exibição de O Silêncio, e em parceria com a PORTA 33, a Comissão para a Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril na Madeira e a revista Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, promovemos uma conversa-debate sobre o filme e a obra de António Loja Neves, com a participação quer do seu companheiro de realização José Alves Pereira, quer do investigador Bruno Leal que tem vindo a estudar a cinematografia do realizador madeirense.


JOSÉ ALVES PEREIRA Em 1977 inicia a sua atividade profissional, colaborando na Secretaria de Estado da Emigração até maio de 1978. Durante este período, realizou e/ou montou 21 curtas-metragens e 3 longas-metragens. A partir de 1978, trabalhou como montador em projetos que variaram desde curtas, médias e longas-metragens, bem como séries de ficção e documentário. Um dos destaques da sua carreira foi a realização, em parceria com António Loja Neves, do documentário intitulado “O Silêncio. De 1988 a 2017, foi professor e coordenador na Área de Montagem do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema.

BRUNO LEAL é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e Mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente, é doutorando na mesma instituição e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. No campo da investigação, concentra-se na recriação performativa da memória, abordando temas como memória traumática, pós-memória e memória prostética, através do documentário e da animação.