Masterclass – António de Macedo

O Screenings Funchal em parceria com o Madeira Fantastic Film Fest e com o apoio da Nitrato Filmes e KINTOP Filmes e o Hotel Quinta da Bela Vista realizará uma homenagem ao cineasta português António de Macedo (1931 – 2017) que decorrerá nos próximos dias 18 e 19, no Colégio dos Jesuítas com entrada livre.  
António de Macedo interessado em explorar as possibilidades tecnológicas do meio cinematográfico e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, a sua obra é difícil de classificar no seio do cinema português. Lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de Abril, quando a Igreja Católica tentou impedir a estreia de AS HORAS DE MARIA, esforço que o tornaria no blasfemo filme português mais polémico de sempre.
Este evento e respectivas exibições cinematográficas ocorreram exclusivamente no Colégio dos Jesuítas no decorrer da realização do festival, onde serão exibidos os filmes NOS INTERSTÍCIOS DA REALIDADE OU O CINEMA DE ANTÓNIO DE MACEDO de João Monteiro e O SEGREDO DAS PEDRAS VIVAS de António de Macedo.

João Monteiro nasceu em Lisboa em 1977. Licenciou-se em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, tendo estagiado durante um ano no Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Em 2000 participou na fundação do Cineclube de Terror de Lisboa (CTLX) que inicia actividade no ano seguinte em ciclos à meia-noite no cinema King. Trabalhou durante 6 anos na Atalanta Filmes. Em 2007, o CTLX organiza a 1.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e cuja actividade se estende até ao presente como director e programador. É através deste festival que conheceu António de Macedo. Realizou em 2017 o filme “Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo”, que venceu o Prémio Sophia 2018 na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem.